Empatia

Procurando fontes sobre comunicação não verbal, me deparei com um artigo escrito por Eliane Falcone, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sobre um treinamento de empatia com estudantes da faculdade.

Nele ela utiliza 17 estudantes de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os quais recebem treinamento para interagir com outras pessoas de maneira mais empática. O treinamento é composto de execícios com componentes da comunicação verbal e não verbal. Os componentes utilizados da comunicação não-verbal foram:

Olhar, posição do corpo, braços e pernas, posição da cabeça, proximidade, orientação, gestos e movimentos, auto-toques e gestos nervosos, volume da voz, entonação da voz, velocidade da fala, tempo de fala.

Ao ler este artigo, comecei a pensar melhor sobre a importância de conhecer seus próprios gestos(sua linguagem corporal). Pois se temos consciência de que tal gesto causará um efeito melhor do que outro, isto pode melhorar nossa comunicação e interação com outras pessoas, tornando nossa relação com elas mais agradável.

Para ler o artigo que cito acima:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55451999000100003

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s