Livros

Livros são uma forma bastante interessante de aprender sobre o tema, foi lendo O corpo fala de P. Weil e R. Tompakow, que comecei a me interessar sobre o a linguagem corporal. Atualmente existem diversos livros sobre o tema em questão. Abaixo segue uma lista e uma pequena introdução dos principais livro sobre A Comunicação Não Verbal:


A COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL. Flora Davis. São Paulo: Summus, 1979. 196 p.
Em linguagem jornalística, a autora traduz os esforços de inúmeros cientistas sociais que nos anos 1970 concentravam suas pesquisas para romper o código não-verbal. O livro trata a comunicação verbal e a não-verbal como inseparáveis, tecidas juntas pelos seres humanos quando estão face a face. Essa comunicação ocorre em muitos níveis simultâneos, consciente e inconscientemente, usando para isso todos os sentidos. Alguns capítulos descrevem como as partes do corpo e respectivos movimentos integram a mensagem. Ao final, uma ampla bibliografia permite o aprofundamento nos aspectos mais interessantes.

O CORPO FALA: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Pierre Gilles Weil e Roland Tompakow. São Paulo: Vozes, 1986. 288 p.
Pierre Weil, psicólogo, e Roland Tampakow, artista gráfico, ambos educadores, comparam a esfinge ao corpo humano para decodificar a expressão corporal. Composta por quatro partes, corpo de boi, tórax de leão, asas de águia e cabeça de homem, que corresponderiam, respectivamente, às vidas: instintiva e vegetativa (desejos), emocional (sentimentos) e mental (pensamentos), cabendo ao homem o domínio dos três conscientes anteriores. Partindo das antigas origens dos gestos de hoje, as ilustrações ensinam a observar as partes do corpo para decifrar as mensagens silenciosas.

DECIFRAR PESSOAS: Como entender e prever o comportamento humano. Jo-Ellan Dimitrius e Mark Mazarella. São Paulo: Elsevier, 2003. 328 p.
Os autores, com mais de 20 anos de experiência na área jurídica, mostram que em um julgamento a composição dos jurados e a escolha das testemunhas são tão importantes quanto a estratégia de argumentação. O livro leva para o cotidiano a técnica de reconhecimento de padrões na aparência, linguagem corporal, voz e conduta, testada nos tribunais em mais de 10 mil pessoas. Decifrar pessoas não é uma ciência nem um dom inato: é uma questão de saber o que olhar e ouvir, de ter a curiosidade e a paciência para reunir a informação necessária.

DESVENDANDO OS SEGREDOS DA LINGUAGEM CORPORAL. Barbara Pease e Allan Pease. New York: Bantam Books, 2006. 386 p.
Os autores são especializados no uso da linguagem corporal nas áreas política e de negócios, utilizando conceitos da biologia, psicologia e medicina em uma perspectiva evolucionista. Para eles, o homem moderno é menos eficiente do que seus ancestrais na decodificação da linguagem corporal, pois as palavras são uma fonte de distração. As ilustrações que acompanham o texto auxiliam o aprendizado do vocabulário básico da comunicação não-verbal, que inclui diferenças culturais de gesticulação; sinais secretos dos óculos; cigarros e maquiagem; mobiliário nos escritórios; territórios e espaços pessoais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s