Proxémica

Proxémica: é o estudo da distância entre as pessoas e os objetos, incluindo as estabelecidas nas relações interpessoais, no desenho dos espaços e nas reuniões de grupo.

Kreps (1995) apresenta o sistema proxémico considerando  três aspectos: o espaço pessoal, a territorialidade e a ecologia de grupo.

Fischer (1994) estabelece diferença entre os conceitos de território e de espaço pessoal: o primeiro é uma área visível e estável e refere-se ao grau de proteção em relação a objetos, móveis e espaços físicos de trabalho, enquanto o segundo é  como uma fronteira invisível em torno do indivíduo, uma zona sócio-afetiva, que não pode ser penetrada por outra pessoa sem provocar uma reação de defesa.

O desenho arquitetônico do entorno, que se insere na territorialidade, também tem uma repercussão importante sobre a organização do trabalho.

O autor ensina que a organização do espaço é revelador do modo de funcionamento do comportamento humano. No mundo das organizações, os espaços correspondem a critérios de especialização que determinam localizações, distâncias, relações de vizinhança e separação de funções. Por um lado, tem a propriedade de fixar cada um num lugar, garantindo o bom funcionamento e o controle sobre cada um e, por outro, inscreve o sistema hierárquico, dando-lhe expressão e visibilidade.

O espaço de trabalho é também um espaço pessoal que exprime a identidade de um indivíduo e seu status  no interior da organização, que expressam a margem de liberdade e de poder que o indivíduo detém: quanto mais o espaço é personalizado, maior é a margem de autonomia. A personalização aparece como o desejo de fazer reconhecer e apreciar a individualidade na organização e paradoxalmente, o indivíduo tende a criar uma esfera privada num sistema em que, por definição, o espaço não lhe pertence.

Um segundo aspecto está ligado à organização espacial das comunicações. O espaço organiza e orienta a comunicação, impõe vias de circulação, canais formais que seguem a necessidade de estruturar a informação de um modo funcional.

Hall (1976) distingue quatro distâncias que definem os tipos de relacionamento entre as pessoas e os tipos de comunicação possíveis em cada uma delas: 1) a distância íntima varia do toque até 18 polegadas. Cada pessoa experimenta o som, o cheiro, e a sensação da respiração do outro; 2) a distância pessoal varia de 18 polegadas a 4 pés, o toque só acontece se a pessoa estender o braço; 3) a distância social varia de 4 a 12 pés, normalmente, acontece em situações de negócios e interações com certo recolhimento social e, 4) a distância pública varia de 12 a mais de 25 pés, as pessoas costumam mantê-la em espaços públicos. Estas quatro distâncias podem não estabelecer fronteiras tão distintas entre si e podem até misturar-se: os relacionamentos pessoais, por exemplo, não são totalmente separados dos relacionamentos sociais. Por outro lado, as pessoas se posicionam mais próximo de alguém que as estão elogiando do que criticando.  A comunicação não verbal: um estudo de caso A maneira como o indivíduo se relaciona e usa o espaço ao comunicar-se é influenciada por diversos fatores como status, cultura, gênero e idade.  Ao discutir assuntos pessoais ou com pessoas de mesmo status, os indivíduos mantém distâncias relativamente curtas.

O último aspecto da proxémica é a ecologia de pequenos grupos que está relacionada com o arranjo espacial dos membros nas reuniões. As pessoas se comunicam mais ativamente quando estão “cara a cara” com as outras ou bem próximas, portanto, para conquistar a participação é recomendável que as pessoas tomem assento em círculos. Por outro lado, as posições ao redor de uma mesa retangular, tendem a invocar os papéis de cada um na comunicação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s